Wednesday, June 10, 2009

Francisco Resende...(continuação)


Com a possibilidade de ocupar o cargo de Proprietário da Cadeira de Pintura Histórica, os colegas de Resende insurgiram-se, conseguindo com que realizasse um concurso para o respectivo cargo. Resende indignado recusou-se a participar.

Entre as suas viagens ao estrangeiro, expôs nas várias trienais da Academia Portuense de Belas Artes, com retratos e pintura de costumes e até escultura; escreve artigos críticos em diversas publicações nacionais; participa em exposições da Sociedade Promotora, nas Exposições Universais de Paris em 1867 e de 1878, na Exposição Universal de Londres em 1872 e na Exposição Internacional de Madrid em 1881.

Resende vivia das encomendas de retrato, mas também dedicou-se a outros géneros como, pintura histórica, de costumes ou popular, religiosa e sentimental.
Em 1881 retira-se do ensino obtendo a sua aposentação honrosa no ano seguinte. A 30 de Novembro de 1893 morre, no Porto, de doença prolongada.

De personalidade temperamental, boémio e extravagante, Resende era uma personagem conhecida na cidade do Porto. Tendo convivido com outras personalidades intelectuais da época como Ramalho Ortigão e Gomes Amorim.

No comments: