Sunday, June 7, 2009

Francisco Resende- personalidade romântica antes de artista romântico


Francisco José Resende de Vasconcelos, nasceu a 9 de Dezembro de 1825 no Porto. Os seus primeiros desenhos datam de 1840, mas só um ano mais tarde ingressa na Academia Portuense de Belas Artes. Nesta instituição frequenta as disciplinas de Desenho e de Anatomia e Perspectiva de Silva Oierense e de Joaquim Rodrigues Braga.

Em 1849 termina o curso de pintura histórica e candidata-se a professor substituto da mesma disciplina, ocupando o cargo em 1851. Ano em frequenta o atelier de Auguste Roquemont, tornando-se numa influência determinante na sua obra, principalmente de costumes ou popular.

No ano seguinte conhece D. Fernando II, ao qual expressa o seu desejo de estudar fora de Portugal e oferece o quadro "Vareira vendendo sardinhas" ou "Ovarina", como é conhecido actualmente, pintado no atelier de Roquemont. O monarca atribui a Resende uma pensão em 1853, e com autorização do Governo parte para estudar com Adolphe Yvon em Paris. Aí frequenta o Museu do Louvre realizando cópias de obras clássicas de Rafael, Rubens, Ticiano, Ribera, Holbein, Ternier, Murillo, Veronese e Vernet, regressando a viagem só em 1888.

No comments: