Thursday, June 11, 2009

Francisco Resende-o romântico


Resistiu ao desenvolvimento do Naturalismo em Portugal, chegando a criticar negativamente Soares dos Reis e Pousão, quando, após a sua estadia em Paris, sofreram influência desta corrente artística.

A razão pela qual Resende abominava o Naturalismo pendia-se pela técnica, com a utilização do empaste, pela forma como era aplicada a cor e pela recusa da expressão exacerbada dos sentimentos.

Este artista mostrava-se um verdadeiro romântico na sua forma de ser e agir, efusivo e conflituoso. No entanto nem todas as suas obras representavam claramente a estética romântica. Para os seus retratos utilizava como principal meio a fotografia, dando especial relevância à semelhança com o retratado. Nas Paisagens também adoptava a mesma postura, tentando representar o que via com maior grau de fidelidade possível.

Apaixonado pelos costumes e tradições de Portugal, representou muitas cenas e figuras em ambientes típicos, principalmente do Norte do país. Apesar de neste género de pintura, bem como na pintura sentimental Francisco Resende demonstrar uma pincelada mais expressiva, ainda é possível notar a forte influência da Academia e a importância do desenho nas suas obras. Algo que parecia ser posto de lado quando esboçava nos seus diários de viagem, mostrando um lado mais descontraído, menos "duro" ao nível da linha.

A sua difícil vida pessoal, turbulenta vida profissional e desilusão constante com o rumo que a arte portuguesa estava a tomar, fez com que se tornasse numa pessoa inconformada, rancorosa e reaccionária, e ao mesmo tempo afastando-o da realidade do mundo e do ambiente em que sempre viveu.

No comments: